APADRINHE , AME E SUSTENTE UMA CRIANÇA NO HAITI

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CAPACITANDO LIDERES...PARA GRANDES DESAFIOS...


A CAPACITAÇÃO DE PASTORES E MESTRES.


 

 
“O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor”. (Lucas cap.4 vers.18,19).
 
Pastores e méstres devem servir à comunidade cristã, portanto os santos devem ser capacitados para fazer o trabalho da igreja em duas áreas: (a obra do ministério e a edificação do Corpo de Cristo).
 
A diferença entre a obra do ministério e a edificação do Corpo de Cristo é a diferença entre serviço no mundo e serviço no interior da comunidade cristã. É importante estabelecer a primeira delas porque a igreja sempre corre o risco de esquecê-la. Como acontece com as famílias, a igreja se torna tão preocupada consigo mesma que esquece que está no mundo para servir ao mundo. Ela deve ministrar ao mundo como Jesus ministrou.
 
1) É preciso que haja um trabalho de evangelismo descrito como pregar as boas-novas aos pobres.
 
2) É preciso um serviço ministerial, no qual os cativos são libertos, e os cegos, curados. Esse serviço pode ser literal, equivalente á trabalho entre os prisioneiros e formas variadas de serviço médico. Também é importante que haja um serviço espiritual no sentido de que aqueles que estão cativos do pecado sejam libertos pela verdade da Palavra de Deus, e aqueles que estão cegos espiritualmente venham a enxergar.
 
3) É preciso um ministério de misericórdia para com aqueles que estão oprimidos, o chamado ministerial de libertação.
 
4) É preciso uma proclamação de esperança para o mundo que praticamente já a perdeu de vista. É um ministério da certeza de que este é o tempo da graça de Deus e que Ele está recebendo aqueles que se convertem do pecado para a fé em Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.
 
Cada uma destas formas de ministério evangélico pode ser vista espiritualmente, mas não devemos perder de vista o fato de que elas envolvem também um serviço físico real no mundo.
 
Nunca devemos esquecer a história de nosso Senhor sobre as ovelhas e os bódes. O ponto crucial da história é que os cristãos não devem esquivar-se das atividades que os projetam nas feridas do mundo. O faminto deve ser alimentado, o nú deve ser vestido, o doente, visitado, e os prisioneiros, consolados. É preciso colocar os dons em movimento. não se pode ousar em escondê-los no chão como aquele servo infiel fez na parábola dos talentos, contada por Jesus, pois iremos encontrá-lo algum dia para o acerto de contas.
 
Os cristãos podem praticar essas formas de ministério em muitas situações: em casa, no trabalho, voluntariamente e até mesmo por projetos da igreja voltados para a população. O ponto importante é que os cristãos as pratiquem como parte de seu chamado do alto.
 
A segunda finalidade para a qual os cristãos devem ser capacitados é a edificação do Corpo de Cristo. Esse é o setor do ministério voltado para a igreja. Ele inclui afazeres como ensinar às crianças, descobrir e desenvolver os dons espirituais de todos os membros da igreja, carregar o fardo, orar, encorajar e ajudar uns aos outros a crescer no conhecimento e no amor de Jesus.
 
O objetico tem que ser a maturidade cristã, não apenas para o indivíduo, embora isso seja um degrau necessário para um propósito maior, mas para toda a igreja. Observe que em (Efésios cap.4 vers.13), Paulo colocou da seguinte maneira: “Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, á medida da estatura completa de Cristo”.
 
A saúde da Igreja está relacionada a essa primeira esfera de serviço, uma vez que uma Igreja enferma não pode ministrar ao mundo com eficiência. o que impede a Igreja de ser a influência boa e divina que Jesus desejou que ela fosse é a desunião, que é um dos fatores.
 
Uma igreja que gasta todas as suas energias com disputas entre si dificilmente poderá ter alguma utilidade lá fora. 
 
Uma outra causa do fracasso é a ignorância. Se a igreja não entende os assuntos do cotidiano e seus problemas, tampouco as soluções oferecidas pelo evangelho, ela não pode ajudar o mundo, ainda que não esteja dividida internamente e seu desejo seja ajudar.
 
A igreja pode também ser paralisada pela imaturidade. Pode ser derrotada pelo pecado. Cada uma dessas deficiências pode arruinar a eficácia da igreja.
 
O segredo para alcançarmos a maturidade que Paulo descreveu como ideal é cada cristão ajudar o outro. Isso não é dever apenas do pastor.





 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário