I- MEU PASTOR DÁ. NÃO ME FALTARÁ PROVISÃO.
1 O SENHOR é o meu pastor, (Jeová Rohi) Isto é relacionamento
Davi quando descreveu o Senhor como um pastor se lembrou da sua própria experiência, quando em sua juventude cuidava de ovelhas. Uma ovelha é completamente dependente do pastor para receber provisão, direção e proteção.
Deus é um Doador daqueles que dependem dEle
Quando passamos a depender da provisão do Senhor, deixamos de lado a nossa independência, auto-suficiência, e orgulho, passamos a entender que sem Ele não somos capazes de fazer nada.
nada me faltará. (Jeová Jiré) Isto é suprimento
Jeová Jiré, minha provisão em tudo
II- MEU PASTOR GUIA. NÃO ME FALTARÁ ORIENTAÇÃO.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. (Jeová Shalom) Isto é descanso! Jeová Shalom é a minha paz
A) Para ser conduzido é preciso conhecer e confiar plenamente.
Davi conhecia e confiava plenamente no Senhor. Ele tinha convicção e consciência de quem era o Senhor e do que Ele representava para sua vida. Será que tenho conhecido e confiado plenamente no Senhor como deveria?
Jesus é o bom pastor
Isaias 40:11 Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.
João 10:11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Hebreus 13:20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
B) È preciso se deixar guiar pelo o Senhor
Tenho deixado que o Senhor me guie para qualquer direção, independente das circunstancias?
1 Pedro 2:25 Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
3 Refrigera a minha alma; (Meu Jeová Rapha, O Senhor que sara e cura) Isto é refrigério e traz a idéia de cura da alma.
guia-me pelas veredas da justiça, (Jeová Tsidkenu, O Senhor justiça nossa) Isto é direção
por amor do seu nome. Isto é propósito
III- MEU PASTOR GUARDA. NÃO ME FALTARÁ PROTEÇÃO.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, Isto é provação
não temeria mal algum, (Jeová Sabaoth, O Senhor dos exércitos) Isto é proteção
porque tu estás comigo; (meu Jeová Shamma sempre presente) Isto é fidelidade
a tua vara e o teu cajado me consolam. Isto é disciplina e cuidado.
Tanto a "vara" como o "cajado" eram instrumentos usados pelo pastor para proteção das ovelhas.
· A vara Em Hebraico shábet, era um pedaço de pau curto, porem muito resistente. Um instrumento de defesa usada pelos pastores de ovelhas para afugentar lobos, leões e ursos, Vara nas escrituras simboliza a força, o poder e autoridade de Deus.,
· O cajado Segundo Matthew Henry, o cajado é um instrumento distinto da vara, usado para resgatar a ovelha quando caem em algum precipício, podendo içá-las. Como instrumento de misericórdia, o cajado fala de proteção e é indicado para dar direção.
IV- MEU PASTOR CONCEDE VIDA ATRAVÉS DA SUA INFINITA GRAÇA
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, (Jeová Nissi , minha bandeira e vitória ) Isto é esperança
unges a minha cabeça com óleo, Isto é consagração
óleo – azeite usado para tratar os ferimentos das ovelhas.
"unges a minha cabeça com óleo". Honrava-se alguém ao recebê-lo em casa ungindo-lhe a cabeça com óleo. Isto significava cuidado com o bem-estar do hóspede. O cálice transbordando simboliza a vida abundante que Jesus, o Bom Pastor, nos concede.
o meu cálice transborda. Isto é abundância
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; Isto é benção! Misericórdia se refere ao fiel amor e bondade de Deus. Em qualquer situação podemos contar com a bondade do Pai e confiar que Ele fará com que todas as coisas cooperem para o nosso bem.
Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
e habitarei na casa do SENHOR, Isto é segurança
por longos dias. Isto é eternidade
CONCLUINDO
1 - Nem descanso (v 2); 2 - nem refrigério (v 3a); 3 - nem diretrizes (v 3b); 4 - nem companhia (v 4); 5 - nem consolação (v 4); 6 - nem sustento (v 5a); 7 - nem gozo (v 5b)
8 - nada enfim.
Deus nos garante comunhão constante com Ele. Estar na casa do Senhor não se refere propriamente ao fato de virmos à igreja, mas ao fato de andarmos na sua presença a cada instante da nossa vida. Estamos aqui neste mundo aprendendo a viver no céu, aquele lugar maravilhoso onde desfrutaremos da presença do Senhor eternamente. Deus só pode ser o Meu Pastor quando decido seguir a Ele em todos os seus caminhos. A minha provisão quando entendo que não é por minhas forças, mas pela força que se encontra nEle. A minha paz quando consigo descansar nEle em meio as tribulações. A cura para as minhas feridas quando realmente creio em meu coração, que Ele é o Deus que sara e refrigera. A minha justiça quando não preciso usar as minhas próprias mãos para executar os meus achismos ou a minha própria justiça. O Senhor dos exércitos quando me desarmo contra o meu semelhante, entendendo que a minha luta não é contra carne ou sangue. Deus só pode está presente em minha vida quando abro as portas do meu coração para que Ele entre e faça morada em mim. Ele só pode ser a minha bandeira e vitória quando não vivo mais eu, mas Ele vive e reina em mim para todo o sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário